Belito Campos

 

BELITO CAMPOS

    Músico, Compositor, Intérprete e Produtor      

 

Nasceu  na ex-colónia portuguesa de Angola e ainda criança partiu para Portugal,  onde muito cedo começou por dar os primeiros passos na música, deixando para segundo plano os estudos em que pretendia seguir Direito.

 

Foi o fundador e impulsionador do Grupo Tropical Band, que gravou e acompanhou alguns Artistas Internacionais.

 

A partir daí, os caminhos foram facilitados    e as portas da Editora Discossete abriram-se para a gravação de 3 discos de enorme sucesso com composições de Belito Campos.

 

Quem não se recorda do "Meia Noite    (Todos cansados e Todos Xuxados)", "Muangolê", “A Culpa é Dela”,

“Sacudindo a Bunda”, “Apalpadela”“Eu Sou da Banda”, “Quem é Ela”, “Vai Começar” e tantas outras que foram galardoadas com discos de Prata, Ouro e Platina.

 

Após ter ganho esses troféus, o grupo liderado por Belito Campos  aceita um novo desafio e assina pela Editora discográfica Vidisco.

Rumando até Paris gravam, e lançam mais 3 discos, também galardoados, e onde se destaca a música

"Jardins Proibidos" em versão Kizomba e "Só Pensa Naquilo".

 

Belito Campos  também deu o rosto como apresentador e repórter na  RTP1 no programa televisivo "Made in África".

Após esta caminhada, Belito Campos gravou em 2001 já a solo, e numa experiência única e inesquecível, com cerca de 23 músicos provenientes de Portugal, Espanha, Cuba, Angola, Cabo-Verde, Guiné, Brasil e Moçambique, um trabalho discográfico com o título "CORES".
 

Em 2007, a convite da Editora Discográfica Espacial e também, após um interregno justificado pelo desejo de conhecer novos sons e novas culturas, eis que Belito Campos, grava um CD com o título "FAÇAM BARULHO" que se tornou num Hino absoluto em quase todas as discotecas, danceterias, espectáculos e romarias com os temas "Oh Fala Bem" e "Ficam Comigo".

 

Em 2008, aceita um novo desafio e desta vez como Apresentador e Animador de Rádio onde leva ao rubro uma audiência incrível no Programa Balancé.

 

Em 2010, Belito Campos    lança o seu mais recente trabalho discográfico com o título "FALA-ME DE TI" onde reúne um leque de Produtores e Músicos consagrados, surpreendendo-nos com mais um CD onde se destacam as músicas

"Fala-me de ti", "Minhas Margaridas", "Muito Mentirosa", "Dá-me o Teu Amor Maria Morena", "Sou Macaco Velho", etc, etc...
 

Em 2013 Belito Campos    lança o seu mais recente trabalho discográfico com o título "PORTUGAL É SEXY" onde se destacam as músicas "Portugal é Sexy", " Joaninha Vasconcelos", “Ai uê Bêbê“, "Porquê Amor", entre outras.

Este CD veio agitar o verão desse mesmo ano e anos seguintes, com uma justa homenagem às mulheres que embelezam não só o pequeno écran televisivo, mas todas as que são ícones da beleza em Portugal.

Terá mesmo de ouvir o álbum de Belito Campos em que o tema "Portugal é Sexy" é o cartão de visita.

Navegando nos ritmos “Afro Dance” como "Zouk" e " Kizomba" transforma este seu mais recente trabalho num dos álbuns mais apetecíveis.
 

Em 2015, Belito Campos surpreendeu o público com um dos temas que mais furor fez e está a fazer na música portuguesa com o título "Liga Pró Belito".  Embora, já se ouvisse por todo o lado o tema “Portugal é sexy”, uma canção que ficou no ouvido de todos, Belito Campos sentiu a responsabilidade de subir ainda  mais a fasquia e eis que surge com a grande surpresa… A surpresa é geral com Belito Campos a incentivar todos a tomarem uma simples ação.

“Liga pró Belito”   ! E pode mesmo ligar, seja o seu rádio ou o leitor de CD, ponha a tocar o novo CD    de Belito Campos, uma animada sucessão de canções que vão mais uma vez fazer parte da banda sonora deste ano.

Assim é o caso de temas como “ Liga Pró Belito “ “Kudebomba” ou “Tás ta passar” uma lufada de ar fresco na música popular portuguesa, que pela folia tradicional que caracteriza a população portuguesa, irá igualmente vibrar com os “Olés” de “Tourito Lindo”.
 

Em 2017, Belito Campos rebenta a escala ao erguer o DISCO DE OURO E DISCO DE PLATINA com mais um trabalho discográfico com o título "Xibidom".

Neste novo trabalho discográfico Belito Campos canta temas como "Rola bola", "Fim de semana", "Cola-te em mim", "Pára Aí ", "Tonta" ou o tema "Xibidom" que dá nome a este novo CD.

O Afro Dance, a Kizomba, o Merengue e o Semba estão bem vincados nesta produção.

Um álbum cuidadosamente elaborado e gravado com os mais credibilizados produtores desta área musical.

Na gíria das festas, romarias e conversas entre amigos o termo "Xibidom" tem vários significados, como: Coisa boa, tudo bem, gente boa, positivo, sucesso, alto astral entre muitos outros, sempre com a ideia de reforçar algo que se apresenta como muito bom.

Foi tão bom, que Belito Campos alcançou e recebeu o  DISCO DE OURO e DISCO DE PLATINA  entregue pela sua Editora Espacial e pela Associação Fonográfica Portuguesa.

Estes dois galardões  catapultaram Belito Campos para uma posição de destaque na SPA passando de Membro a    Cooperador da Sociedade Portuguesa de Autores onde tem voz activa.

 No final de 2019, surge o mais recente trabalho discográfico de Belito Campos.

O  intérprete responsável por                     inúmeros sucessos musicais irá sem qualquer dúvida acrescentar mais alguns ao seu palmarés de êxitos com a edição deste novo CD.

“Xuxa” é um álbum que se apresenta na viragem do ano e que é garantia de animação nas grandes festas populares, não só no território português, mas igualmente junto das comunidades portuguesas e não só.

Em “Xuxa” podemos encontrar temas inéditos como “Na Baliza”, “Queres Tango”, “Paulinho Freitas”,

“O que dizem os teus olhos”, “Panqueca”, canções que representam a essência deste cantor e a marca indelével do seu estilo inigualável e resistente ao longo de toda a sua carreira, com mais de uma centena de canções gravadas.

Neste CD foram ainda incluídos alguns dos maiores êxitos de Belito Campos.

A magia… a cor… e a alegria destes sons  interpretados por este artista já passaram por quase todos os palcos nacionais, além   de    digressões pela Europa, África, Ásia e E.U.A.

 

Esta é sem dúvida uma aposta e a certeza de ser impossível não dançar e vibrar

ao som de

 

BELITO CAMPOS

 

 

 

gallery/ouroplatina